ESG na Logística
Diante de uma sociedade com expectativas e cobranças cada vez maiores em relação as empresas, o ESG desenvolve as questões de responsabilidade social, ambiental e de governança no mundo dos negócios. O tema vem chamando cada vez mais atenção das empresas.
Mas afinal, de onde surgiu o conceito? O que de verdade ele implica? E como chegamos até aqui?
O ESG coloca em foco as responsabilidades das empresas com o meio ambiente, a sociedade e a transparência em sua governança.
- Como surgiu?
Pós entender a importância da sigla e como as empresas vem se adaptando a elas. Segundo o levantamento da consultoria Grant Thornton 54% das empresas brasileiras pretendem investir em projetos ligados ao ESG já identificados no plano da companhia nos próximos 12 meses.
- Como as empresas estão se adaptando?
Para maioria das empresas isso é muito recente, existe um movimento para tentar se adaptar e tentar se entender, primeiro olhando para dentro. Olhado onde são seus impactos social, ambientais e os impactos econômicos
Dada a importância da questão, os especialistas apontam que se atentar ao ESG é essencial para empresas que querem continuar atuando nos próximos anos em uma estratégia perene.
- A importância do ESG
ESG significa Environmental, Social and Governance, ou Ambiental, Social e Governança, em português. Isto é, trata-se de uma avaliação da consciência coletiva de uma instituição em relação a esses fatores.
Nesse rol, um dos indicadores mais importantes de sustentabilidade mede a maneira como uma empresa gerencia os resíduos que gera. E a tecnologia é, sem dúvida, um aliado essencial nesse processo e não apenas uma tendência.Proceder de forma eficiente e sem impactos ambientais significativos na coleta, no tratamento e na destinação final atestam que uma companhia está em linha com a preservação do planeta.
E já assumimos o compromisso de reduzir emissões de carbono em 2022.
Portanto, estamos se concentrando nas práticas ESG e em como o setor pode fazer melhor pelo meio ambiente e pela comunidade.
Gostou dessa matéria? Comente e compartilhe!