Parceria entre Boxit e Entrega Já terá custos otimizados para clientes e integração facilitada
A Boxit Brasil, empresa especializada em smart lockers, anunciou parceria com a Entrega Já, companhia que detém aplicativo de entregas rápidas de cargas fracionadas. A união visa facilitar a vida dos clientes de ambas as empresas com o uso de armários inteligentes — e, claro, rapidez, segurança, custos reduzidos e integração facilitada.
A atual pandemia da Covid-19 obrigou consumidores e vendedores a migrarem mais rapidamente para as transações online. Por conta disso, o mercado de logística é um dos que vêm crescendo muito em volume — e também em custos no segmento. Afinal, uma maior variedade de compradores representa também uma diversificação de destinos finais para as entregas. Vale lembrar que a chamada “last mile” corresponde a até 50% dos custos totais de frete no e-commerce. Por isso, a Entrega Já enxergou na parceria com a Boxit uma oportunidade de ser mais eficiente em sua operação e também de atender a necessidades específicas de seus clientes, que antes tinham limitações no envio.
Um exemplo dessas necessidades parte de um de seus maiores clientes: o atacadista Gimba. Entre suas mais de 30 mil entregas mensais com a empresa de logística, a empresa tem no topo da lista os pacotes de papel para impressão. Por muitas vezes este produto é pedido em envios que exigem rapidez por conta da necessidade do cliente final. E, ao mesmo tempo, não cabem nos baús de serviços de delivery por motocicletas, tradicionalmente associados a entregas expressas. Ao utilizar a entrega em smart lockers — modalidade que deve ser adotada por até 20% das empresas de e-commerce no futuro próximo —, a Entrega Já mantém a rapidez de disponibilização do produto aos compradores. Ao mesmo tempo, ela viabiliza a operação de entrega dos volumes campeões de vendas.
“Esse tipo de operação já é um sucesso lá fora. Pois, além de permitir mais flexibilidade nos volumes enviados, não depende da ‘sorte’ de encontrar o cliente em casa para realizar a entrega. Ou, ainda, de precisar agendar um recebimento, que também complica e encarece as operações.”, explica Flavio Iazzetti, CEO da Entrega Já. “Como as entregas não realizadas chegam em média a 6% do nosso volume total, que é de cerca de 3 mil entregas diárias, isso representa um benefício enorme na operação. Ainda mais durante a pandemia, quando o percentual de estabelecimentos fechados quase dobrou este indicador”, complementa.
A Entrega Já, que se originou de uma transportadora tradicional mas nasceu com vocação para a tecnologia, já era parceira de plataformas como VTEX e Intelipost. Agora, ela fez a integração com o sistema da Boxit por acreditar no potencial de crescimento da modalidade. Isso permitirá que cada vez mais clientes possam usufruir dos benefícios do serviço dentro de seus contratos, tornando mais fácil fazer entregas em até 24 horas na capital paulista — por conta da consolidação de volumes por ponto.
“Alguns projetos, que talvez fossem acontecer em anos, acabaram sendo adiantados para irem ao ar em poucos meses por conta da pandemia. Afinal, as pessoas migraram para as compras online muito mais rapidamente e por necessidade. Como não dá para perder tempo, embarcamos no sistema de smart lockers para começar hoje mesmo a solução do futuro. Vamos reduzir até 5% nos custos totais de operação, mantendo nossa agilidade”, continua Iazzetti.
A concentração de entregas em armários inteligentes, comparada com o envio para múltiplos destinos fracionados, traz outras vantagens além do custo. Os operadores logísticos ainda economizam tempo de entrega, permitindo melhor giro de volumes, e ainda reduzem a emissão de poluentes, preocupação cada vez mais presente para empresas de todos os segmentos hoje em dia. Ao concentrar cerca de 10% de suas remessas em armários inteligentes, uma empresa de logística pode passar de 50 pontos de entrega (ou retirada, nos casos de logística reversa) para apenas 1 ou 2 por região. Aliado ao trânsito de grandes cidades como São Paulo e Rio de Janeiro, onde a empresa atua, esse fator pode representar sozinho um enorme diferencial operacional e competitivo.
Em função destes benefícios, a própria Entrega Já negociou uma tabela de preços especial para clientes em conjunto com a Boxit. Conforme relatou Iazzetti, contemplará todos os custos necessários para os dois serviços em condições “extremamente agressivas”, visando incentivar a adesão de um número grande de empresas ao sistema.
Jorge Segares, CEO da Boxit Brasil, lembra: “Com a pandemia, ficou muito mais rápido o movimento de migração de negócios que antes eram apenas físicos para o online. Usando nossos smart lockers, além de contornar limitações operacionais importantes de outras modalidades, operadores logísticos como a Entrega Já passam a se diferenciar na oferta de serviços a seus clientes do varejo. Eles agora contam com pagamento na retirada, por exemplo, sem necessidade de carregar maquininhas ou treinar motoristas. A hora dos smart lockers no Brasil chegou e nossos clientes estarão à frente do mercado com essa solução”, finalizou.
Sobre a BoxIt
A Boxit nasceu no Panamá, com tecnologia proprietária, e atende mais de 6 mil clientes naquele país, incluindo grandes varejistas e marketplaces. Iniciou suas operações formais no Brasil em 2019 e, no mesmo ano, foi finalista no Latam Innovation Awards, ficando em 4º. lugar dentre 1.700 empresas avaliadas.
Sobre a Entrega Já
A Entrega Já nasceu dentro de uma empresa de transportes com mais de 25 anos de experiência no mercado. Tem como intuito atender às demandas e necessidades de clientes de todos os portes de forma mais rápida e eficiente — atende empresas como Gimba, Kalunga, BR Supply e outros de diversos segmentos. Conta com mais de 200 veículos circulando em SP e RJ. Eles agilizam coletas e entregas pelas cidades por meio de um aplicativo próprio e também um site. O sistema permite serviços B2B e B2C para volumes de diversos pesos e medidas, incluindo agendamentos, same day delivery, pick up in store, smart lockers e logística reversa — tudo com acompanhamento online.
A atual pandemia da Covid-19 obrigou consumidores e vendedores a migrarem mais rapidamente para as transações online. Por conta disso, o mercado de logística é um dos que vêm crescendo muito em volume — e também em custos no segmento. Afinal, uma maior variedade de compradores representa também uma diversificação de destinos finais para as entregas. Vale lembrar que a chamada “last mile” corresponde a até 50% dos custos totais de frete no e-commerce. Por isso, a Entrega Já enxergou na parceria com a Boxit uma oportunidade de ser mais eficiente em sua operação e também de atender a necessidades específicas de seus clientes, que antes tinham limitações no envio.
Um exemplo dessas necessidades parte de um de seus maiores clientes: o atacadista Gimba. Entre suas mais de 30 mil entregas mensais com a empresa de logística, a empresa tem no topo da lista os pacotes de papel para impressão. Por muitas vezes este produto é pedido em envios que exigem rapidez por conta da necessidade do cliente final. E, ao mesmo tempo, não cabem nos baús de serviços de delivery por motocicletas, tradicionalmente associados a entregas expressas. Ao utilizar a entrega em smart lockers — modalidade que deve ser adotada por até 20% das empresas de e-commerce no futuro próximo —, a Entrega Já mantém a rapidez de disponibilização do produto aos compradores. Ao mesmo tempo, ela viabiliza a operação de entrega dos volumes campeões de vendas.
“Esse tipo de operação já é um sucesso lá fora. Pois, além de permitir mais flexibilidade nos volumes enviados, não depende da ‘sorte’ de encontrar o cliente em casa para realizar a entrega. Ou, ainda, de precisar agendar um recebimento, que também complica e encarece as operações.”, explica Flavio Iazzetti, CEO da Entrega Já. “Como as entregas não realizadas chegam em média a 6% do nosso volume total, que é de cerca de 3 mil entregas diárias, isso representa um benefício enorme na operação. Ainda mais durante a pandemia, quando o percentual de estabelecimentos fechados quase dobrou este indicador”, complementa.
A Entrega Já, que se originou de uma transportadora tradicional mas nasceu com vocação para a tecnologia, já era parceira de plataformas como VTEX e Intelipost. Agora, ela fez a integração com o sistema da Boxit por acreditar no potencial de crescimento da modalidade. Isso permitirá que cada vez mais clientes possam usufruir dos benefícios do serviço dentro de seus contratos, tornando mais fácil fazer entregas em até 24 horas na capital paulista — por conta da consolidação de volumes por ponto.
“Alguns projetos, que talvez fossem acontecer em anos, acabaram sendo adiantados para irem ao ar em poucos meses por conta da pandemia. Afinal, as pessoas migraram para as compras online muito mais rapidamente e por necessidade. Como não dá para perder tempo, embarcamos no sistema de smart lockers para começar hoje mesmo a solução do futuro. Vamos reduzir até 5% nos custos totais de operação, mantendo nossa agilidade”, continua Iazzetti.
A concentração de entregas em armários inteligentes, comparada com o envio para múltiplos destinos fracionados, traz outras vantagens além do custo. Os operadores logísticos ainda economizam tempo de entrega, permitindo melhor giro de volumes, e ainda reduzem a emissão de poluentes, preocupação cada vez mais presente para empresas de todos os segmentos hoje em dia. Ao concentrar cerca de 10% de suas remessas em armários inteligentes, uma empresa de logística pode passar de 50 pontos de entrega (ou retirada, nos casos de logística reversa) para apenas 1 ou 2 por região. Aliado ao trânsito de grandes cidades como São Paulo e Rio de Janeiro, onde a empresa atua, esse fator pode representar sozinho um enorme diferencial operacional e competitivo.
Em função destes benefícios, a própria Entrega Já negociou uma tabela de preços especial para clientes em conjunto com a Boxit. Conforme relatou Iazzetti, contemplará todos os custos necessários para os dois serviços em condições “extremamente agressivas”, visando incentivar a adesão de um número grande de empresas ao sistema.
Jorge Segares, CEO da Boxit Brasil, lembra: “Com a pandemia, ficou muito mais rápido o movimento de migração de negócios que antes eram apenas físicos para o online. Usando nossos smart lockers, além de contornar limitações operacionais importantes de outras modalidades, operadores logísticos como a Entrega Já passam a se diferenciar na oferta de serviços a seus clientes do varejo. Eles agora contam com pagamento na retirada, por exemplo, sem necessidade de carregar maquininhas ou treinar motoristas. A hora dos smart lockers no Brasil chegou e nossos clientes estarão à frente do mercado com essa solução”, finalizou.
Sobre a BoxIt
A Boxit nasceu no Panamá, com tecnologia proprietária, e atende mais de 6 mil clientes naquele país, incluindo grandes varejistas e marketplaces. Iniciou suas operações formais no Brasil em 2019 e, no mesmo ano, foi finalista no Latam Innovation Awards, ficando em 4º. lugar dentre 1.700 empresas avaliadas.
Sobre a Entrega Já
A Entrega Já nasceu dentro de uma empresa de transportes com mais de 25 anos de experiência no mercado. Tem como intuito atender às demandas e necessidades de clientes de todos os portes de forma mais rápida e eficiente — atende empresas como Gimba, Kalunga, BR Supply e outros de diversos segmentos. Conta com mais de 200 veículos circulando em SP e RJ. Eles agilizam coletas e entregas pelas cidades por meio de um aplicativo próprio e também um site. O sistema permite serviços B2B e B2C para volumes de diversos pesos e medidas, incluindo agendamentos, same day delivery, pick up in store, smart lockers e logística reversa — tudo com acompanhamento online.