Sem Título-1

Tamanho e modelo da embalagem podem causar um alto custo extra no frete

Como se calcula o preço de frete de um produto? O site deverá possuir um catálogo de produtos e uma das principais informações serão as medidas do produto (altura x largura x profundidade).

Muitas plataformas usam as informações do produto, multiplicam pelo fator de cubagem que o transportador define e, assim, juntamente com a informação de CEP de entrega e valor do pedido, buscam na tabela de frete disponível o custo daquele frete.

O custo então é repassado ao cliente (ou não, em casos de promoções como frete grátis). Porém, o que você nunca pode perder de vista é que o transportador não vai te cobrar pela cubagem (multiplicação das medidas e fator de cubagem) do produto, e sim do produto embalado.

E isso fará completamente a diferença entre o custo que você estima e repassou ao cliente comparado ao custo que efetivamente será pago ao transportador.

Economia que sai cara

Pensando apenas na economia da aquisição das embalagens em si, muitos lojistas economizam na hora de definir o modelo das embalagens. Dessa forma, usam opções genéricas que atendam todos os pedidos e em caso de sobra, preenchem com outros insumos de proteção.

Mas tenha certeza que nenhuma economia com embalagem (que pode ser entre 0,5% a 1,5% do seu faturamento) será maior do que os custos a mais com frete, que no Brasil representam de 5% a 12% do faturamento, dependendo do segmento.

Fiz um estudo rápido com 3 produtos muito vendidos no e-commerce e consultei as embalagens utilizadas, que visualmente não tangibilizam a diferença no bolso. Além disso, consultei tabelas de transportadores bastante utilizados no e-commerce para apenas 2 estados, PR e BA.

Na tabela abaixo, indiquei as medidas do produto (o que a maioria dos sites usam pra calcular o custo do frete), as medidas da embalagem do fornecedor e, por último, o item embalado com a embalagem da logística.

Aline Salles – VTEX Log

Parceiro ENTREGA JÁ LOG

Referência: https://www.ecommercebrasil.com.br/artigos/embalagem-impacto-e-commerce/